skip to main content

Património

2019.12.1 Vítor Ribeiro, CFA

Conhecer o património é fundamental para um bom planeamento financeiro. O património entende-se como o conjunto de ativos, financeiros e não financeiros, tendo ainda em consideração o endividamento. Numa definição mais abrangente pode ainda incluir os rendimentos esperados e as despesas e responsabilidades assumidas.

Com estes dados conseguimos construir o balanço holístico. Um documento essencial para percebermos onde estamos, qual a nossa posição patrimonial global e líquida e ter bem presente os ativos e as responsabilidades.

 

Medida e fonte de riqueza

Conhecer o património é também saber como foi construído e qual a sua ordem de grandeza. Devemos por isso fazer as seguintes questões:

  • O património detido resulta de herança?
  • Resulta do trabalho e de poupança sistemática de longo prazo?
  • O património atual é suficiente para satisfazer as necessidades futuras?
  • Depende (o investidor) da evolução das aplicações financeiras para manter o estilo de vida?

A resposta a estas e outras questões são alguns dos recursos com que vamos trabalhar para construir um plano financeiro ajustado e adequado a cada individuo, família ou instituição.

 

Concentração de ativos e património core

Conhecer e avaliar o património torna-se ainda vital para por exemplo perceber o grau de concentração do mesmo ou quais os ativos que podemos considerar mais ou menos importantes. Ou ainda para preparar a transferência dos ativos entre gerações.

Depois há todo um conjunto de estratégias que se podem desenvolver e adaptar a cada situação, utilizando o melhor modelo financeiro.

 

Concentração de ativos

É comum o património estar concentrado em um ou poucos ativos. Pode ser uma participação numa empresa mas também em imóveis ou outro tipo de investimento.

A certa altura é necessário avaliar esta posição, monetiza-la (transformá-la em dinheiro) ou até definir estratégias de proteção.

Podem estar em causa objetivos de diversificação e até de transferência geracional.

 

Negócios e imóveis

Preparar a venda de um negócio ou de imóveis.

  • O que fazer antes e depois da venda?
  • Qual a melhor altura para vender?

São questões que surgem regularmente e que devem ser contextualizadas numa visão global do património e sempre alinhadas com os objetivos estabelecidos.

 

Capital humano e capital financeiro

Na construção do balanço holístico devemos considerar estas duas dimensões.

  • O capital humano define-se como o valor atual dos rendimentos futuros provenientes do trabalho ou da atividade exercida.
  • O capital financeiro é constituído pelo património mais físico como dinheiro, imobiliário, carros, investimentos financeiros, ouro, arte, entre outros.

Ter em consideração estas duas dimensões permite-nos ter uma visão clara do valor líquido atual do património de um individuo, família ou organização.

Vítor Ribeiro, CFA
Vítor Ribeiro, CFA

Vítor é um CFA® Charterholder, empreendedor, melómano e com um sonho de construir um verdadeiro ecossistema de investimento e planeamento financeiro ao serviço das famílias e organizações.

Ver todos os artigos

+351 939873441 (Vítor Mário Ribeiro, CFA)
- Chamada para rede móvel nacional

+351 938438594 (Luís Silva)
- Chamada para rede móvel nacional

future@futureproof.pt

A Future Proof é um agente vinculado do Banco Invest, S.A. registado na CMVM.

Menu